Breve Histórico


“Sinto-me profundamente honrada em prefaciar esta obra, não só porque ela celebra os vinte anos de trabalhos desenvolvidos no LABORATÓRIO DE CLÍNICA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL e a linha de pesquisa a que está vinculado- PRÁTICAS PSICOLÓGICAS CLÍNICAS EM INSTITUIÇÕES- mas, sobretudo porque me considero protagonista dessa história e desse processo. Tal como sinalizado na apresentação da profa. Dra. Carmem Barreto, a necessidade de se criar um espaço de discussões e pesquisas acerca da prática psicológica clínica, tomando como referência,  a prática psicológica na perspectiva fenomenológica existencial, reuniu pesquisadores interessados em discutir e expandir o universo da ação clínica nos diferentes contextos em que ela se mostrava potencialmente produtiva em seus processos de transformação da realidade. 

Por abrigar e debruçar-se sobre a clínica psicológica e o sofrimento humano, o acento inicial dirigido à perspectiva fenomenológica existencial, prontamente exigiu um olhar mais amplo que, ao lado desta perspectiva, pudesse acolher outras que, não obstante suas especificidades tivessem em comum uma epistemologia voltada à compreensão do existir como processual, devir em construção e aberto às múltiplas possibilidades que cada um tem de ser e poder ser ao longo de nossa existência. 

 Nesse processo de crescimento e expansão, tanto do Laboratório como da Linha da Pesquisa, a ação clínica em contextos institucionais, especialmente no campo da saúde (pública e privada), no campo da educação e do trabalho, passaram a exigir novas problematizações e olhares, contemplados em publicações anteriores a esta, expressando o crescimento e amadurecimento dos pesquisadores envolvidos com esses campos-temas (graduandos, pós-graduandos e professores).

 O fortalecimento do Laboratório de Clínica Fenomenológica Existencial e da Linha de Pesquisa Prática Psicológica Clínica em Instituições, ao longo desses anos, tem como marca seu compromisso, e por que não dizer sua tradição, em busca de uma psicologia e uma ação clínica  voltadas, efetivamente, ao cuidado humano, considerando o profundo enraizamento/desenraizamento em que vivemos hoje e as ressonâncias do estar-no-mundo em nossos modos de ser, viver, sonhar, e de padecer.” 

Trecho do Prefácio do livro “Clínica Psicológica e Sofrimento Humano: uma perspectiva fenomenológica existencial” pela Profª. Dra. Ana Lúcia Francisco

 

O Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial – LACLIFEP – originou-se do antigo Laboratório de Orientação Humanística da UNICAP, criado em 1998, quando do projeto para criação do Mestrado em Psicologia Clínica, implantado em 1999. O Laboratório surgiu da necessidade de criar, na Universidade Católica de Pernambuco, um espaço voltado para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em Psicologia Clínica numa perspectiva Fenomenológica Existencial, vinculado a linha de pesquisa de “Práticas Psicológicas Clínicas em Instituições”. Em 2015, considerando as pesquisas desenvolvidas na referida linha de pesquisa, passa a incluir a abordagem da Psicossociologia Clinica e a Atenção Psicológica a partir do pensamento arendtiano.

O LACLIFE visa ampliar a contribuição da Perspectiva Fenomenológica Existencial na constituição de modalidades de prática psicológica, bem como refletir a contribuição do pensamento de Hannah Arendt e da Psicossociologia Clínica para problematizar e desenvolver possibilidades de ações clínicas voltadas às demandas da atualidade. Nessa direção, pesquisas exploratórias e interventivas são desenvolvidas tendo como objetivo propor parâmetros epistemológicos e metodológicos para as praticas psicológicas clinicas propostas. Tal ação é ampliada através da oferta de disciplinas e estagio supervisionado nos cursos de Graduação de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, além do desenvolvimento de Iniciação Científica, produção de pesquisa em cursos (lato sensu e stricto sensu) com publicações de trabalhos e pesquisas na área e organização de eventos científicos.

Pretende, ainda, estimular estudos e buscar recursos que possibilitem contribuições para as atividades de pesquisa e projetos de extensão com a participação de psicólogos e alunos da graduação e da pós-graduação

Está vinculado GT-35/ANPEPP – Práticas Psicológicas em Instituições: Atenção, Desconstrução e Invenção e mantém interlocução com diversas instituições: Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia da USP-LEFE; Programas de Pós-Graduação da PUCSP, PUCMG, UFPR, UFPB e UERJ; Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro- IFEN; e Daseinsanalyse de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *