Projetos de Extensão

Projeto: Serviço De Psicodiagnóstico Colaborativo

Teve como objetivo atender, no momento da procura, as famílias e crianças que buscavam atendimento. Além desse objetivo, tinha por finalidade possibilitar a formação de profissionais mais preparados para acolher com prontidão as dimensões do sofrimento dos clientes (criança) e seus familiares (pais e/ou responsáveis), considerando outras modalidades de prática psicológica com a formação de rede de ação psicossocial. Foi coordenado pela Profa. Dra. Carmem Barreto e desenvolvido pela mestranda Danielle Siqueira e alunos da graduação em Psicologia.

– Consultoria Para Implantação Do Serviço De Psicodiagnóstico Colaborativo No “Ambulatório Multifuncional Infantil – AMI” Da Prefeitura De Saúde De Camaragibe

Consultoria para a implantação do Serviço de Psicodiagnóstico Colaborativo no AMI, visando a promover a instalação de um CAPS Infantil. Teve como objetivo funcionar como porta de entrada para o serviço de atendimento à criança e família, privilegiando o atendimento em grupo. Coordenado pela Psicóloga Mestranda Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de Siqueira, sob supervisão da Profa. Dra. Carmem Barreto. (Concluído)

Projeto: Serviço De Plantão Psicológico

Projeto desenvolvido com o objetivo de ampliar o Serviço de Plantão Psicológico da Clínica-escola de Psicologia da Católica, oferecendo um espaço de escuta e atenção psicológica à demanda da clientela, numa perspectiva da Psicologia Fenomenológica Existencial. O serviço caracterizou-se por acolher a demanda imediata da clientela que buscava atendimento na Clinica-escola da Católica, objetivando configurar-se como porta de entrada de um serviço de atendimento à comunidade, evitando a formação de listas de espera. Objetivou, também, colaborar com o processo de formação do estagiário em psicologia, apresentando subsídios para a atuação deste profissional no campo da saúde mental, comprometida com a dimensão ética e política da prática psicológica. Coordenado pela Psicóloga Mestranda Jackeline Villarim Vidal, sob supervisão da Profa. Dra. Carmem Barreto e com a participação dos alunos da graduação em Psicologia. (Concluído)

 EM ANDAMENTO:

Este projeto de extensão está vinculado a um projeto de pesquisa que busca compreender a atenção psicológica à ação arendtiana no plantão psicológico. Como extensão tem como objetivo atender a demanda da população por uma atenção psicológica imediata por meio do plantão psicológico. Objetiva também, colaborar com o processo de formação de alunos de psicologia de vários períodos, apresentando subsídios para a atuação deste profissional no campo da saúde mental, comprometida com a dimensão ética e política da prática psicológica. O serviço de Plantão Psicológico ocorre na clínica-escola de Psicologia UNICAP, na clínica-escola de Fisioterapia da UNICAP, na comunidade Chão de Estrelas, entre outros. O plantão psicológico é um espaço de escuta e atenção psicológica feita a partir da perspectiva da Psicologia Fenomenológica Existencial. Projeto coordenado e supervisionado pela Profa. Dra. Simone Dalla Barba Walckoff.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *