V Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica Online: o mesmo e os outros

Por Glaucia Fernanda Cabral

No próximo dia 30 de julho tem início o V Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica Online: o mesmo e os outros e o LACLIFEP será laboratório colaborador das apresentações orais com o trabalho “GESTOS EXISTENCIAIS: hermenêutica filosófica como via
de compreensão do luto“, no qual se refletirá sobre modos possíveis de se fazer pesquisa de inspiração fenomenológica e hermenêutica. Confira abaixo o card de divulgação do congresso e o link para sua inscrição. Venha conosco!

 

O mesmo e os outros: essas duas expressões povoam de significado e inundam de sentido o campo de nossas experiências humanas em geral, trafegando hoje nos mais diversos âmbitos de sua concretização. Elas abarcam por um lado os riscos e as potencialidade de uma tradição marcada pelo predomínio de uma certa violência identitária, assim como pela tentativa incessante de redução da diferença à categoria de mero simulacro da identidade ou de simples adorno empírico de sua manifestação. Por outro lado, porém, elas também caracterizam as linhas de fuga, os campos de luta, os mil nomes da liberdade que atravessa de maneira tão característica o solo das discussões e mesmo das formas de realização próprias à existência contemporânea – seja essa existência a de um indivíduo, de um povo ou de uma cultura.
Realizar, com isso, um congresso sobre essas expressões, o mesmo e os outros, é convidar a todos para que juntos pensemos o cerne de nossos caminhos, os entrecruzamentos, os desafios, os combates que precisam ser levados a termo em nossos dias: contra o sofrimento iníquo oriundo do racismo, do sexismo, das fobias de gênero, do apequenamento da clínica, do alijamento artificial do campo social, da indiferença, da violência da razão e de suas categorias etc. Perfurar o mesmo com suas múltiplas vozes, deixar que o outro ressoe sem qualquer aviltamento e menosprezo. Esse é o nosso desafio, a nossa meta, o nosso compromisso. Que venha mais um encontro único para todos nós.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI!