Programação das reuniões do laboratório 2020.2

O Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial – LACLIFEP iniciou suas atividades no segundo semestre de 2020 no dia 02 de setembro, por meio de uma reunião geral, em que foram apresentadas as propostas de trabalho e a programação do laboratório.

Neste semestre, as atividades acontecerão de modo remoto, devido o contexto pandêmico da COVID-19. Apesar das questões de saúde e de outras ordens que nos atravessam e nos provocam grandes preocupações, consideramos que o espaço do laboratório nos abre para discussões e reflexões necessárias, o qual se constitui como relevante não só para o desenvolvimento de pesquisas, como também para o diálogo sobre nosso horizonte atual e as possibilidades da psicologia nesse contexto.

As reuniões estão acontecendo através da plataforma Meet, com a participação de alunos da pós-graduação, graduação e dos professores responsáveis pela linha de pesquisa Práticas psicológicas clínicas e demandas sociais contemporâneas: Carmem Barreto, Cristina Amazonas, Ana Lúcia Francisco e Danielle Siqueira. Além disso, alguns encontros estão sendo abertos para o público externo. A divulgação destes eventos acontece, principalmente, por meio do Instagram do programa de pós-graduação ( @ppgpsi_unicap).

A seguir apresentamos a programação das reuniões do laboratório no período 2020.2:

02 de SETEMBRO – 9h às 12h
REUNIÃO GERAL, APRESENTAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO E CONTRATO DE TRABALHO

16 DE SETEMBRO – 9h às 12h
CONFERÊNCIA COM PROF. DR. JESUS VASQUEZ (UFPE _ CONVIDADO)
TÍTULO: “A ANGÚSTIA NO TEMPO DA PANDEMIA E NA PANDEMIA DO TEMPO?”

30 DE SETEMBRO – 9h às 12h
MESTRANDA DALVA CHAVES PEREIRA
TÍTULO PROVISÓRIO DO PROJETO: ÉTICA OU EUGENIA: pra quem vai o respirador doutor?
Orientadora: Profa Dra. Maria Cristina Amazonas

07 DE OUTUBRO – 9h às 12h
DOUTORANDA MARIA DE LOURDES CORDEIRO DE ARAUJO BEZERRA
TÍTULO DO PROJETO: A clínica do trabalho em uma instituição do judiciário federal: análise da possibilidade de exercício do Cuidado de Si.
Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Francisco

21 DE OUTUBRO – 9h às 12h
DOUTORANDO FRANCISCO FRANCINETE LEITE JÚNIOR
TÍTULO PROVISÓRIO DA TESE: AQUENDA MONA!!! VAMOS CONVERSAR? Babados fortes, Bafos e Narrativas de Trajetórias de Profissionalização na Experiência da Travestilidade.
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Amazonas

04 DE NOVEMBRO- 9h às 12h
JORNADA DE APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS – MESTRADO

11 DE NOVEMBRO- 9h às 12h
DOUTORANDO ADRIANO DE SOUZA BARROS

TÍTULO: AS TRANSVERSALIDADES DA CLÍNICA AMPLIADA: CARTOGRAFANDO EXPERIÊNCIAS JUNTO AO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA – NASF-AB.
Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Francisco

18 DE NOVEMBRO- 9h às 12h
DOUTORANDA ADELAIDE SUELY DE OLIVEIRA
TÍTULO DO PROJETO: PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE MASCULINIDADES POR JOMENS TRANS: entre acomodações, resistências e agências